Br Desktop

O conceito de Debian Pure Blend

Uma Debian Pure Blend (ou apenas Blend) é oficialmente um sub-projeto do Debian com o objetivo de oferecer um sistema operacional livre para fins específicos. Atualmente existem Blends feitas sob medida para algumas áreas profissionais, como é o caso do Debian-Med. Existem Blends também para projetos específicos, como é o caso do Debian-Edu. A idéia por trás de uma Blend é utilizar a infraestrutura do Debian para facilitar a vida de usuários que necessitam de um sistema operacional com características menos genéricas, ou mais específicas, como você preferir 🙂

No entanto, uma das principais características de uma Debian Pure Blend é o fato desta ser Debian. Isso significa que todos os softwares contidos nela devem estar dentro do Debian, seguindo como todos os outros a política de qualidade e a definição de software livre do Projeto Debian. Esses softwares empacotados devem estar disponíveis nos repositórios oficiais do Debian.

Nesse sentido, Blends têm se mostrado uma maneira eficiente de se colaborar com o Debian, pois toda melhoria realizada numa Blend volta automaticamente para o Debian, o que não ocorre necessariamente em distribuições que são apenas baseadas no Debian.

O BrDesktop

O BrDesktop é um projeto mantido por uma comunidade de usuários e desenvolvedores Debian do Brasil com o objetivo de oferecer uma Debian Pure Blend voltada para usuários brasileiros. Isso quer dizer que ele é software livre e possui todas as qualidades do Debian GNU/Linux, pois ele É Debian. A motivação de se manter uma distribuição paralela ao Debian para usuários do Brasil pode ser conferida nos tópicos a seguir.

É importante lembrar que o BrDesktop é uma continuação do Debian-BR-CDD, que foi desenvolvido a partir do Debian Sarge e atingiu sua versão 1.0 com mais de 1 milhão de downloads realizados. A proposta do BrDesktop é basicamente a mesma do Debian-BR-CDD, com o objetivo maior de simplificar ainda mais o sistema para usuários iniciantes, a começar pelo nome 🙂

Tradução para o português brasileiro

O BrDesktop utiliza as traduções já presentes no Debian para o idioma português do Brasil. Mais do que isso, o sistema já vem com todos os softwares e o instalador gráfico traduzidos no nosso idioma.

As traduções dos softwares do BrDesktop passam por um controle de qualidade bastante rígido devido à cooperação mútua entre os desenvolvedores e usuários do BrDesktop e o time de tradução do Debian Brasil. Para acompanhar o processo de tradução do Debian no Brasil, e consequentemente do BrDesktop, participe da lista que organiza os processos de tradução para português.

Ciclo de desenvolvimento

O BrDesktop oferece um ciclo de desenvolvimento mais adequado para usuários de Desktop, baseando-se sempre na suite testing do Debian, onde encontramos versões mais atuais dos softwares e muitas melhorias ainda não lançadas oficialmente pelo projeto Debian.

Ciclo de lançamentos do BrDesktop

No entanto, toda vez que uma versão stable é lançada, nós lançamos também a versão “estável” do BrDesktop, que soferá apenas atualizações de segurança do próprio Debian. A partir de então começamos a trabalhar e lançar novas versões baseadas na próxima suite testing. Dessa maneira oferecemos frequentemente uma versão com softwares bem atuais e lançamos uma vez por ano a versão estável (stable no Debian) para quem prefere priorizar a estabilidade em detrimento das novidades.

 

Somos uma comunidade

O BrDesktop é mantido voluntariamente por uma comunidade aberta de usuários e desenvolvedores brasileiros, a qual você pode receber suporte gratuito e colaborar de diversas maneiras, mesmo não possuindo muita habilidade técnica. Participe!

Seleção de softwares

Os softwares que vêm instalados no sistema são selecionados pela própria comunidade, com o objetivo de prover o que há de melhor atualmente para usuários de Desktop, em sintonia com os hábitos de usuários brasileiros.

O usuário do BrDesktop pode decidir enviar para o nosso servidor de forma transparente, automática e anônima quais os softwares que estão utilizando. Com isso teremos uma noção dos softwares livres mais utilizados no Brasil, priorizando as traduções, melhorias e colocando-os como padrão no sistema para as próximas versões.

Simples e bonito

Nós tentamos fazer do BrDesktop um sistema bonito, agradável e simples de usar. Artistas digitais são sempre bem-vindo(a)s para colaborar com temas, fotos, ícones, etc, de preferência valorizando as cores e belezas do Brasil.

Nós colaboramos com o Software Livre

Uma das grandes motivações para o desenvolvimento do BrDesktop foram as consequências positivas que seu predecessor, o Debian-BR-CDD, deixou de legado para o Debian. Conseguimos mobilizar uma comunidade de usuários e desenvolvedores no Brasil. Muitos usuários desenvolveram suas habilidades técnicas e aprenderam muito com os mais experientes, e principalmente: o Debian-BR-CDD ajudou o projeto Debian lançar sua última versão estável com uma série de melhorias no instalador, nas traduções, no reconhecimento de hardware e em diversos pacotes para Desktop. Isso foi feito graças aos muitos testes realizados por usuários e patches de correção e melhoria enviados pelos desenvolvedores do Debian-BR-CDD ao Debian.